third-patricio-letelier-01 Notícias
A terceira edição da Escola Patricio Letelier de Física-Matemática ocorrerá no ICMC entre os dias 13 e 17 de abril
Data da publicação: 20/02/2020

A USP está ciente da grave crise decorrente do avanço do covid-19 no país e está tomando as providências necessárias para a proteção de sua comunidade. O cenário do avanço da doença está sendo analisado em sintonia com as autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Por isso, essa atividade está suspensa temporariamente. Assim que houver a retomada dessa atividade, faremos uma nova divulgação no site do ICMC. Enquanto isso, acompanhe as notícias em coronavirus.usp.br, site que reúne informações sobre decisões e ações da Universidade sobre o tema, bem como orientações sobre como se prevenir em relação ao vírus.

 

 

 

A física e a matemática sempre se desenvolveram em paralelo ao longo da história. Alguns especialistas afirmam que a matemática é a linguagem natural da física. Na história dessa relação, surgem a cada dia novas teorias físicas que requerem constantemente o desenvolvimento de ferramentas matemáticas cada vez mais complexas.

É na intersecção dessas duas áreas que atua a Escola Patricio Letelier de Física-Matemática. A terceira edição do evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, entre os dias 13 e 17 de abril.

Durante a Escola, serão oferecidos cinco minicursos, além de seminários avançados. Haverá também sessões de pôsteres e sessões para proposição de problemas abertos. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site do evento: icmc.usp.br/e/cbcb3.

Além do ICMC, representado pelo professor Paulo Afonso Faria da Veiga, participam do comitê organizador do evento professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Université de Bourgogne, da França.

Quem foi Patricio Letelier – Ele estudou os buracos negros, o caos, os defeitos topológicos, as soluções exatas e aspectos matemáticos e físicos da Teoria da Relatividade Geral. Relevantes para todas essas áreas de pesquisa foram as contribuições científicas de Patricio Letelier, que foi professor no Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP até 2011, ano em que faleceu.

Sua extensa e diversificada lista de publicações bem como o grande número de estudantes que orientou e de colaboradores com os quais estabeleceu parcerias demonstram a influência que exerceu na ciência brasileira e mundial. Depois de se formar na Universidade do Chile, Letelier fez doutorado na Universidade de Boston e, em 1978, assumiu uma posição no Departamento de Física da Universidade de Brasília, onde ficou até 1988, ano em que se transferiu para a UNICAMP.

“Ao reunirmos os especialistas da física e da matemática em um encontro como esse, podemos discutir juntos os problemas atuais e contribuir para sedimentar esse campo de pesquisa no Brasil”, afirma Veiga.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Inscrições e programação completa: icmc.usp.br/e/cbcb3
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação