data-day-evento-na-usp-discute-presente-e-futuro-da-area-de-ciencia-de-dados Notícias
No sábado, 30 de novembro, grupo de extensão DATA promoverá palestra, mostra de projetos e mesa redonda no ICMC
Data da publicação: 26/11/2019



 
 
Quais são os desafios em ciência de dados hoje em dia? O que os especialistas pensam sobre o futuro desse campo? Como funciona um desafio em ciência de dados? Debater questões como essas e promover a integração entre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam nessa área é o objetivo da primeira edição do DATA Day, evento que acontecerá no próximo sábado, 30 de novembro, das 13 às 16h30.

A iniciativa, que é gratuita e aberta a todos os interessados, ocorrerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para participar, basta fazer a inscrição neste link: icmc.usp.br/e/ebd71. Há 60 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento ou enquanto houver vagas.

 
Promovido pelo DATA, grupo de extensão que surgiu oficialmente no ICMC no início deste ano para difundir conhecimentos sobre ciência de dados, o evento começará com a palestra do estudante Tobias Veiga, que cursa Ciências de Computação no ICMC. Ele falará sobre a experiência de participar de competições em ciência de dados. Este ano, Tobias ficou em segundo lugar no MercadoLivre Data Challenge. No ano passado, Tobias e mais três alunos do ICMC – Bruno Coelho, Gustavo Sutter e Marcello Pagano – formaram um time para participar de um concurso internacional de ciência de dados, o Data Science Game, e conquistaram o 12º lugar entre as 20 melhores equipes do mundo. Considerando-se as três equipes brasileiras que concorreram à final, o grupo ficou em 2º lugar.
 
Logo depois, os participantes do DATA Day poderão conferir uma mostra de projetos e, na sequência, assistir a uma mesa redonda sobre os desafios atuais em ciência de dados e as perspectivas futuras. Na mesa redonda, estarão presentes dois professores do ICMC, Luis Gustavo Nonato e Ricardo Marcondes Marcacini, além de Cristina Zabotto, que trabalha como cientista de dados na empresa Arquivei.   
 
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 
DATA Day 
Inscreva-se: icmc.usp.br/e/ebd71
Quando: sábado, 30 de novembro, das 13 às 16h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações: (16) 3373.9146 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação