aprenda-a-integrar-dispositivos-eletronicos-e-digitais-com-o-node-red- Notícias
Atividade é voltada para alunos de graduação e pós-graduação da área de ciência da computação e demais interessados
Data da publicação: 14/06/2019

 

 

 
Conheça as aplicações do Node-RED e desenvolva soluções integrando sistemas em curso no ICMC
 
 

A internet das coisas, também conhecida como IoT (Internet of Things) está em todos os lugares: na automação residencial e industrial, na inteligência de negócios em tempo real e em outros espaços interativos. Quer saber como integrar sistemas nessa área? Inscreva-se no curso Desenvolvimento de aplicações integrando serviços web, fontes de dados e dispositivos IoT com o uso do Node-RED, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade acontecerá nos dias 25 e 27 de junho, terça e quinta-feira, respectivamente, das 19 às 22 horas.

Criado pela IBM em 2016, o Node-RED é uma ferramenta de código aberto que visa simplificar a integração entre dispositivos e serviços, seguindo um modelo de programação orientada a fluxo de dados (data flow). Nesse formato, os programas são modelados de forma direcionada, ligando nós que trocam mensagens por meio de arestas conectadas.

O curso tem como objetivo apresentar a programação orientada para fluxo de dados e IoT, estimulando o desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma Node-RED, que permite integrar dispositivos, fontes de dados e serviços na web. Ao longo do curso, os participantes realizarão estudos de caso e experimentos.
 
Coordenada pela professora Maria da Graça Campos Pimentel, a atividade será ministrada pelos especialistas Celso Alberto Saibel Santos e Jordano Ribeiro Celestrini. As inscrições vão até 23 de junho, ou enquanto houver vagas, via formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/6846c.
 
 
 
Mais informações
Programa completo do curso: icmc.usp.br/e/a3c5b
Formulário de inscrições: icmc.usp.br/e/6846c
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação