microsoft-promove-hackathon-no-icmc- Notícias
Evento acontecerá sexta-feira, 15 de março, das 14 às 17 horas; no mesmo dia, pela manhã, empresa realizará uma tech talk das 10 às 12 horas
Data da publicação: 28/02/2019

No hackathon, estudantes poderão enfrentam o desafio sozinhos ou em equipes com até três membros cada uma

Já pensou em participar de um hackathon – um desafio de tecnologia – em que você tem a chance de criar seu próprio bot? Vale explicar que bot é uma abreviação de robot, que, em inglês, significa robô. Ou seja, um bot é um robô que existe apenas em formato digital. Na sexta-feira, 15 de março, você terá duas horas para construir um robô desse tipo que realize as tarefas de sua escolha – desde checar o cardápio do bandejão até avisar quando as notas das matérias foram publicadas – utilizando o Bot Framework da Microsoft.

Aberto a estudantes de todos os semestres de carreiras relacionadas a ciências de computação e engenharias, tanto da graduação quanto da pós-graduação, o desafio Bot-ando a mão na massa acontecerá a partir das 14 horas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Como há apenas 80 vagas, é preciso realizar a inscrição online neste link: aka.ms/HackUSPSC. O evento é gratuito e, para participar, basta trazer seu próprio notebook.

Os participantes do hackathon poderão desenvolver os bots individualmente ou trabalhando em equipes com até três membros cada. Também terão liberdade para escolher a linguagem de programação de sua preferência: C#, JavaScript, Python ou Java. A empresa distribuirá brindes durante o evento e premiará os melhores colocados no desafio. Além disso, os representantes da Microsoft falarão sobre oportunidades de estágio e emprego na empresa e solicitam que os interessados tragam seus currículos em inglês.

Tech talk – No mesmo dia e local, das 10 às 12 horas, a Microsoft promoverá também uma tech talk com o tema Debugando o debugger. Os debuggers são depuradores, ou seja, programas de computador usados para testar outros programas e encontrar possíveis defeitos. Durante a palestra, os participantes compreenderão como essas ferramentas funcionam e vão descobrir o que ocorre por trás da magia dos chamados breakpoints, os pontos de interrupção responsáveis por realizar pausas intencionais em um programa de computador durante a depuração.

Na palestra, será possível ainda ter contato com diversas ferramentas avançadas de debuggers que permitem, por exemplo, voltar no tempo e mudar o fluxo de execução de um código. Para garantir um dos 200 lugares disponíveis na plateia, basta fazer sua inscrição gratuitamente neste formulário online: aka.ms/TT_USPSaoCarlos.

Esta é a quinta vez que a empresa realiza eventos desse tipo no ICMC, propondo desafios para testar os conhecimentos dos estudantes. Veja, a seguir, como foram as edições anteriores:

É a quinta vez que a empresa realiza eventos desse tipo no ICMC, com desafios para testar os conhecimentos dos estudantes

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Inscreva-se no tech talk Debugando o debugger: aka.ms/TT_USPSaoCarlos
Inscreva-se no hackathon Bot-ando a mão na massa: aka.ms/HackUSPSC
Local dos eventos: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (sala 6-001)
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP em São Carlos.
Saiba mais sobre ofertas de emprego da Microsoft: microsoft.com/university