curso-gratuito-sobre-realidade-virtual-em-jogos-sera-realizado-no-icmc Notícias
Atividade acontecerá sábado, dia 20 de outubro, das 14 às 18 horas
Data da publicação: 11/10/2018

A realidade virtual possibilita às pessoas passarem pela experiência de imersão completa em um ambiente virtual simulado, abrindo novos caminhos para realizarmos nossas tarefas e nos entretermos. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual torna-se um campo bastante atraente para quem desenvolve jogos eletrônicos. Esse tema será abordado no curso Realidade Virtual com Unity, que acontece dia 20 de outubro, sábado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

No curso, o foco é a criação de jogos em realidade virtual utilizando a ferramenta Unity 3D. Por isso, para participar, é necessário ter uma noção básica sobre essa ferramenta. Gratuito e destinado a todos os interessados, o curso ocorre das 14 às 18 horas, nos laboratórios 6-305 e 6-306, no bloco 6 do ICMC. Há 40 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever pelo Sistema Apolo, no seguinte link: icmc.usp.br/e/975af. As inscrições podem ser realizadas até dia 17 de outubro ou enquanto houver vagas.

Sob coordenação do professor Cláudio Toledo, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso é o aluno Gabriel Augusto Ginja, membro do FoG que cursa Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Entre os tópicos que serão abordados estão: conhecimentos básicos sobre realidade virtual, Google VR; HMD e Gaze input controller; e hardwares para realidade virtual. Quem desejar poderá instalar alguns programas previamente para facilitar a realização das atividades práticas, mas será possível acompanhar o curso mesmo sem instalar esses programas.

Os que optarem por levar notebook poderão baixar o Android Studio, Android SDK, Java JDK e o módulo de Android da Unity. Também será utilizado o pacote para realidade virtual da Google, o Google VR, e o aplicativo para celulares Google Cardboard. É fortemente recomendado que os participantes verifiquem a compatibilidade de seus respectivos celulares, uma vez que o Google Cardboard é compatível apenas com dispositivos que possuem giroscópio e acelerômetro. Os celulares incompatíveis não poderão rodar as aplicações feitas no minicurso.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da imagem: Pixnio

Realidade Virtual com Unity
Inscrições: até 17 de agosto ou enquanto houver vagas, por meio do link: icmc.usp.br/e/975af.Quando: 20 de outubro, sábado, das 14 às 18 horas
Local: sala 6-305/306 no bloco 6 do ICMC. O endereço é avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP em São Carlos.