usp-sao-carlos-realiza-festa-do-livro-evento-e-gratuito-e-aberto-a-toda-a-comunidade- Notícias
Evento gratuito começa na próxima terça-feira e faz parte da 21ª Semana do Livro e da Biblioteca, que contará com diversas atividades até quinta-feira, 18 de outubro, das 10 às 20 horas
Data da publicação: 10/10/2018

A USP São Carlos promoverá a partir da próxima terça-feira, 16 de outubro, a 5ª Festa do Livro (FLUSP), um grande evento que será realizado conjuntamente com a 21ª Semana do Livro e da Biblioteca. A programação inclui venda de livros de cerca de 35 editoras com descontos de 30% a 50%, conversas com autores, exposições, palestras, oficinas, apresentações musicais e de danças.

A Festa do Livro acontece das 10 às 20 horas, até quinta-feira, 18 de outubro, no térreo do bloco E-1, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área 1 do campus da USP, no centro da cidade. Já as diversas atividades que integram a 21ª Semana do Livro e da Biblioteca, que será de 15 a 19 de outubro, serão realizadas no anfiteatro Jorge Caron, também na EESC, bem como nas diversas bibliotecas do campus (áreas 1 e 2). Para conferir a programação completa, acesse o site do evento.

"A Festa do Livro representa uma importante ação de divulgação cultural e científica para a comunidade. Ela congrega atividades culturais e de estímulo à leitura, por meio de lançamentos e vendas de livros a preços acessíveis, palestras sobre temas de interesse público e ações de apoio especializado das bibliotecas do Campus", afirma Eduardo Nobuhiro Asada, presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos (GCACEx) e professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

O evento é resultado de uma parceria entre o GCACEx, as bibliotecas do campus, o Centro Cultural, a EDUSP e o Serviço Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi). Neste ano, as bibliotecas da EESC e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) são as responsáveis pela organização, contando com o apoio dos dirigentes e demais profissionais do Campus.

Exposições - Temas como economia solidária, empoderamento da mulher, USP Diversidade nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos serão abordados nas diversas exposições que tomarão conta das bibliotecas do campus. Os participantes da Semana também contarão com plantões para esclarecer dúvidas sobre Orcid e Turnitin e palestras que abordam boas práticas de pesquisa e o uso da luz no tratamento de câncer.

"Nos dias atuais, com o avanços de diferentes tecnologias para troca de informação, o acesso à leitura de qualidade em conjunto com os serviços da biblioteca, representam fatores importantes para o avanço do conhecimento", acrescenta o professor Eduardo.

Entre as editoras que participarão do evento estão: Aleph, Ateliê, Autêntica, Bamboozinho, Blucher, Buzz, Darkside, Editora 34, Edufscar, Edusp, Elefante, Exitus, Faro Editorial, G. Gili, Gente, Grupo Cia. Das Letras, Grupo Editorial Pensamento, Grupo Gen, Grupo Record, Harpercollins, L&Pm, Lexikon, Lote 42, Martin Claret, Mino, Morro Branco, Nova Fronteira, Panini, Parábola, Paulus, Publifolha, Três Estrelas, Senac, Todavia, Unesp e Zahar.

Texto editado pela Assessoria de Comunicação do ICMC a partir de informações da Assessoria de Comunicação do campus da USP, em São Carlos
Crédito da imagem: Suzana Xavier

Contato para esta pauta