robo Notícias
Data da publicação: 09/11/2016

Quatro trabalhos de pós-graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram reconhecidos durante a Robótica 2016, uma série de eventos realizados simultaneamente entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

No Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTIAC), o primeiro lugar na categoria teses foi dividido entre dois trabalhos do ICMC. Uma das teses, Classification of Non-stationary Data Streams and Infinitely Delayed Labels with Application in Optical Sensors for Insect Species Identification, é de autoria de Vinícius Souza, que foi orientado pelo professor Gustavo Batista, do ICMC, e coorientado por João Gama, da Universidade do Porto, de Portugal. A outra tese, Abordagens para Combinar Classificadores e Agrupadores em Problemas de Classificação, é de autoria de Luiz Coletta, que foi orientado por Eduardo Hruschka e coorientado por Moacir Ponti, ambos professores do ICMC.

O segundo lugar na categoria teses do CTIAC também foi conquistado pelo Instituto com o trabalho Stochastic Density Ratio Estimation and its Application to Feature Selection, de autoria de Ígor Assis Braga, que foi orientado por Maria Carolina Monard, do ICMC, e coorientado por Vladimir Vapnik, da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.

Já no Concurso de Teses e Dissertações (CTDR), a dissertação Um sistema de reconhecimento de objetos incorporado a um robô humanoide aplicado na educação, de autoria de Adam Moreira, recebeu menção honrosa. Ele foi orientado pela professora Roseli Romero, do ICMC.

Durante o evento, a professora Roseli também foi eleita como novo membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação. Além disso, o professor Fernando Osório, do ICMC, foi reeleito para coordenar a Comissão por mais dois anos.

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666