nolascocalourada Notícias
Data da publicação: 25/10/2016

Atividades realizadas no Instituto para integrar novos alunos foram reconhecidas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP

Diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, recebeutroféu e placa comemorativa do pró-reitor de Graduação

Mostra tecnológica, palestras, tour, debate, plantio de árvore com uma cápsula do tempo, além de outras atrações como um bate-papo com pais e responsáveis. Essas diversas atividades realizadas especialmente para recepcionar os novos alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram reconhecidas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 20 de outubro, na Sala do Conselho Universitário da USP, em São Paulo, o Instituto recebeu uma placa comemorativa e o Troféu Recepção Legal por ter realizado a terceira melhor Semana de Recepção aos Calouros de toda a USP.

“Este prêmio é um reconhecimento do esforço que a comunidade do ICMC tem feito para realizar uma semana de recepção calorosa e envolvente”, afirma a professora Simone Souza, presidente da Comissão de Graduação do Instituto. “Sem dúvida, esse é um dos resultados de um trabalho que a Comissão de Graduação tem feito para reconhecer e valorizar nossos estudantes, mostrando que são parte importante da nossa comunidade”, completa Simone.

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) foi a vencedora do 18º Prêmio Semana de Recepção aos Calouros 2016 e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) ficou em segundo lugar. “É uma forma de dizer às unidades e aos veteranos: muito obrigado por ajudar a USP a integrar os novos alunos à universidade”, disse o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, durante a entrega do prêmio. Ele também contou um pouco sobre a história da semana e destacou que uma das consequências de sua realização é a diminuição, a cada ano, no número de trotes violentos.

“Esta é uma cerimônia da qual gosto de participar, pois hoje estamos premiando a valorização da vida universitária e da relação entre os alunos”, destacou o reitor Marco Antonio Zago. O dirigente disse que, além da integração entre os estudantes, a semana é uma ação educativa que gera mudança de comportamento contra a violência dentro da universidade e citou outras iniciativas da gestão para prevenir qualquer tipo de violência, como a implantação de uma nova Comissão de Direitos Humanos, desde o final de 2014, e a integração dela com a Superintendência de Segurança e o Escritório USP Mulheres.

Prêmio – O Prêmio Semana de Recepção aos Calouros é concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação à unidade e ao centro acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, a qual marca o início do ano letivo na universidade. Este ano, a Semana aconteceu entre os dias 15 e 19 de fevereiro e seu tema foi “Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais”.

Por ter conquistado o primeiro lugar, a EEL vai abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross – especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a semana: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. A Escola recebeu, ainda, uma placa comemorativa da semana e um prêmio no valor de R$ 4 mil, para ser usado nas atividades de graduação.

Além disso, foram conferidos certificados de menções honrosas a todas as outras 25 unidades que concorreram à premiação enviando os relatórios das atividades que foram desenvolvidas durante a semana.

Institucionalizada na USP em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros tem o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos, e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. Durante essa semana, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

Relembre como foi a Semana de Recepção aos Calouros no ICMC: http://icmc.usp.br/e/0d8bd
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666