icmc-23 Notícias
Data da publicação: 20/09/2016

Coordenador do programa de pós-graduação destaca a qualidade de vida
que os estudantes têm ao optar por estudar em São Carlos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas, até o dia 27 de outubro, para mestrado no programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). São oferecidas até 51 vagas e o processo seletivo será feito em apenas uma etapa, que está detalhada no edital disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/df1bd.

“Estudar na USP, em São Carlos, é uma oportunidade de conciliar a escolha por uma universidade de alto padrão, classificada como a melhor da América Latina em vários rankings, com uma ótima qualidade de vida. Os estudantes conseguem morar perto da Universidade e gastam menos de 15 minutos caminhando ou cinco minutos de carro para chegar aqui”, destaca o coordenador do Programa, professor Adenilso Simão.

Podem participar da seleção alunos que completaram cursos de graduação e realizarem a colação de grau até a data de matrícula. Os candidatos deverão se inscrever no seguinte endereço http://pgweb.icmc.usp.br. Confira, abaixo, as linhas de pesquisa disponíveis no programa e suas respectivas vagas.

Linhas de Ciências de Computação:

• Banco de dados: 8 vagas
  • Computação gráfica, imagens e visualização: 3 vagas
  • Inteligência artificial: 7 vagas
  • Engenharia de software e sistemas de informação: 6 vagas
  • Robótica: 2 vagas
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente: 7 vagas
  • Sistemas embarcados e evolutivos: 3 vagas
  • Sistemas web e multimídia interativos: 4 vagas

Linhas de Matemática Computacional:

• Mecânica dos fluidos computacional: 5 vagas
  • Otimização: 2 vagas
  • Processamento visual e geométrico: 1 vaga
  • Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 3 vagas

Qualidade reconhecida – A qualidade do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional foi reconhecida com nota 6 na última avaliação trienal realizada pela CAPES (2013), expressando sua excelência. A nota máxima dada pela Instituição é 7. O corpo de orientadores possui pesquisadores renomados, tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas áreas de atuação. Além disso, os grupos de pesquisa contam com toda infraestrutura para o desenvolvimento de projetos de ponta e o programa dispõe de várias bolsas de estudo, que são atribuídas aos melhores alunos selecionados.

O ICMC possui também o Programa de Pós-Graduação em Matemática, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), o Programa de Pós-Graduação em Estatística, que é oferecido em parceria com a UFSCar, e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Crédito da imagem: Nilton Junior/ArtyPhotos

Edital do processo seletivo:
icmc.usp.br/e/df1bd
Página do Programa: www.icmc.usp.br/ccmc