Pacote USPSC – Modelos de trabalhos de acadêmicos em LaTeX

O Pacote USPSC 3.2 inclui a Classe USPSC, o Modelo para TCC em LaTeX utilizando o Pacote USPSC, o Modelo para teses e dissertações em LaTeX utilizando o Pacote USPSC e o Modelo de relatório em LaTeX utilizando o Pacote USPSC.

Estão disponíveis modelos de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias de MBAs e TCCs) para as Unidades do Campus USP de São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Nesta versão foi incluído o modelo de relatório para a EESC, em conformidade com ABNT NBR 10719.

Para o desenvolvimento os referidos modelos em LaTeX para as Unidades do Campus USP de São Carlos, optou-se pela criação da Classe USPSC, que é uma derivada da abntex2.cls versão 1.9.5. Utilizou-se o MiKTeX 2.9, que provê as ferramentas necessárias para gerar documentos utilizando a linguagem TeX/LaTeX, a Classe abnTEX2 e o Modelo canônico de trabalho acadêmico com abnTEX2.

Os modelos desenvolvidos atendem às especificidades da ABNT NBR 14724 (ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS, 2005), ABNT NBR 10719 (ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS, 2015), das Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2020) e das normas e padrões estabelecidos pelas Unidades. Nesta versão foram implementadas as devidas alterações necessárias para as compatibilizações referentes às normas ABNT NBR 6023:2018 e ABNT NBR 10520:2023. Empregou-se a plataforma Overleaf, o editor TeXstudio e o gerenciador de referências JabRef como facilitadores.

Conheça o Grupo Desenvolvedor do Pacote USPSC!

Downloads
Pacote USPSC 3.2 (.zip)
Tutorial do Pacote USPSC para modelos de trabalhos acadêmicos em LaTeX – versão 3.2 (Sistema autor-data)
Tutorial do Pacote USPSC para modelos de trabalhos acadêmicos em LaTeX – versão 3.2 (Sistema numérico)

Disponível na Plataforma Overleaf:
Universidade de São Paulo (USP) on Overleaf – Overleaf Gallery:  Pacote USPSC – Modelos de trabalhos de acadêmicos em LaTeX- versão 3.2 (Campus USP de São Carlos)

Alguns exemplos de modelos em .pdf

Exemplos de modelos em .pdf de Teses, Dissertações, TCCs e Relatórios (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses, Dissertações, TCCs e Relatórios – EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses, Dissertações, TCCs e Relatórios – EESC (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses e Dissertações – IAU (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de TCCs – ICMC (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses e Dissertações – ICMC em português (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses e Dissertações – ICMC em inglês (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de TCCs – IFSC (.zip)
Exemplos de modelos em .pdf de Teses e Dissertações – IFSC (.zip)

Exemplos de modelos em .pdf de Teses, Dissertações e TCCs – IQSC (.zip)

Sites importantes sobre Latex:

https://www.ctan.org/ – Site com diversos pacotes para download

https://www.cursou.com.br/informatica/latex-overleaf/ – Curso de LaTeX e Overleaf

https://tex.stackexchange.com/questions – Forum com perguntas e respostas

Livro:

● HOPKA, H.; DALY, P. W. A Guide to LaTeX. 4. ed. New York: Addison-Wesley, 2003. 624 p.