Científicos

Estão convidados para mesa Aron Simis (UFPE), Artur Lopes (UFRGS), Djairo Guedes de Figueiredo (UNICAMP) e Keti Tenenblat (UNB).

Também participarão Gregorio Paccelli (UFC), Lorenzo Diaz (PUC-Rio) e Maria Aparecida Soares Ruas (ICMC-USP), e a mesa será moderada por Ali Tahzibi (ICMC-USP).

Acreditamos ser primordial ouvir as pessoas que iniciaram e conhecem bem as origens das escolas de grandes grupos no Brasil e relembrar experiências que deram certo, dificuldades que foram superadas e ponderar sobre formas de evolução e desafios.

Na situação atual no mundo e em particular no Brasil, uma conversa sobre histórico de consolidação da matemática brasileira, além de servir como uma lição, incentiva aos mais jovens a soprar um ar de esperança!

Os convidados e convidada da mesa, professores Djairo Figueiredo, Keti Tenenblat, Aron Simis e Artur Lopes dispensam qualquer currículo para comunidade matemática no Brasil e até internacionalmente, tendo papel pioneiro na criação de várias escolas de pesquisa dentro da matemática brasileira.

A transmissão será feita ao vivo pelo Youtube, através deste link. Participantes também poderão enviar suas perguntas pelo chat do Youtube.

Confira também a reportagem sobre o evento neste link.