Matemática Discreta II
Professor: Daniel Smania.
Turmas: Ciências
de Computação.
1. Programa.
4. Atendimentos pelo professor.
5. Avaliação (incluindo datas).
7. Como entrar em contato com o professor.
8. Frequently Asked Questions.
Nenhum livro em particular será adotado. Mas há vários livros na biblioteca do ICMC que cobrem total ou parcialmente o programa do curso. Recomendamos:
Discrete Mathematics with computer Science applications. Skvarcius & Robinson.
Introduction to Combinatorial mathematics. C.L. Liu.
Notas de aula. Prof. Márcia Federson.
As
aulas serão na sala , das 16:20 as 18:00, na
terça e sexta-feira, na sala 4-003.
4. Atendimentos pelo professor.
Os atendimentos pelo professor se darão na sala do professor (ICMC 3-155). Os horários serão marcados nas próximas aulas.
Todos os alunos farão duas provas: O conteúdo das
provas
será cumulativo, isto é, ela
poderá abordar
todo o conteúdo ministrado até a aula anterior
à
prova
(salvo menção contrária pelo
professor). A
média
final (M) será a média ponderada (primeira prova:
peso 2, segunda prova: peso 3) .
Se M < 5.0, o aluno terá direito a substituir UMA das
notas
das
provas acima pela nota da prova substitutiva: se M < 5.0,
prevalecerá
a maior nota; alunos com média M >= 5.0
também tem
direito
a fazer a substitutiva, mas ele ficará com a nota da
substitutiva,
mesmo sendo esta menor que a nota original. A
matéria
da prova substitutiva cobrirá todo o conteúdo
da disciplina.
Veja as datas das provas abaixo.
Datas
Prova 1: ??
Prova 2: ??
Substitutiva: ??
Um aluno estará aprovado somente se tiver uma média final maior ou igual à 5.0 e frequência maior ou igual à 70%: neste caso, a nota da disciplina do aluno será sua média final. Caso ele obtenha uma média final maior ou igual que 3.0 e menor que 5.0, e frequência maior ou igual a 70 %, o aluno terá direito a uma prova de recuperação, com data a ser definida. É importante observar que a prova de recuperação cobrirá todo o conteúdo da disciplina. O aluno será aprovado se obtiver uma nota maior ou igual à 5.0 na prova de recuperação.
Caso o professor elabore alguma lista de exercícios, ela ficará disponível neste site em formato PDF.
7. Como entrar em contato com o professor.
Sala: 3-155 (ICMC).
E-mail: smaniaicmc.usp.br
Tel: (0XX16) 3373-8169.
8. Frequently Asked Questions.
Como/Quanto eu devo estudar? Esta é uma questão difícil. A resposta curta é: na dúvida, estude mais. Para aprender a andar de bicicleta só existe um modo: andando de bicicleta. Com a Matemática é a mesma coisa: é preciso FAZER Matemática, e se FAZ Matemática fazendo os exercícios: muitos deles podem ser sutis (e, por isto mesmo, estimulantes), e apenas uma noite em meio aos livros, um dia antes da prova (como alguns faziam no colégio), NÃO será o suficiente para decifra-los, mesmo para os mais talentosos . Embora o trabalho individual seja vital (ninguém pode aprender Matemática por você! ), recomendo fortemente o estudo em grupos: não é incomum que alguém tenha entendido melhor algum exercício e esteja disposto a mostrar e discutir a solução dele com outros. Pense nos exercícios como um desafio.
Qual é o segredo para se dar realmente bem em cursos de Matemática? Faça muitos exercícios, não só aqueles sugeridos pelo professor: há dezenas de livros na biblioteca do ICMC com exercícios interessantes. Tente (realmente) fazer os exercícios mais abstratos, envolvendo demonstrações e conceitos: eles são o verdadeiro coração do curso, e ignora-los pode tornar este curso (para você) apenas uma longa e entediante memorização de algoritmos para resolução dos exercícios que envolvem apenas "calculeira".....participe dos atendimentos e das aulas: faça perguntas !!!!!!!! Discuta sua solução com seus colegas!!
Não fui bem na prova: qual é o segredo para PASSAR em cursos de Matemática? Tente garantir o seu já nas primeiras provas, ok?:-) nada de tentar adiar o estudo. Mas se o mal já foi feito, não se desespere!!! Uma condição necessária para se recuperar é a persistência: não desista: lute até o fim!! Você foi aos atendimentos? Tirou suas dúvidas com o professor? Fez os exercícios e conferiu com os colegas se sua solução estava correta? Se você respondeu não a alguma destas perguntas, seria uma boa idéia reavaliar seus métodos de estudo. Já ví DEZENAS de casos de alunos que foram muito mal na primeira prova mas que conseguiram se recuperar muito bem e ficar com uma ótima nota no final do curso via MUITO TRABALHO.
Dá para arredondar o 4,8 da minha média para 5.0, não é ? (pergunta geralmente acompanhada por uma cara bem inocente) Não, 4,8 é 4,8..... (resposta geralmente acompanhada por uma cara nada inocente e levemente ameaçadora).
Me disseram que suas provas são longas e que elas exigem bastante. É verdade? Sim, é verdade!! Costumo dar provas longas e exigentes: acho que provas com uma variedade maior de exercícios avaliam melhor o aluno (e lhe dá mais chances!!). Traga lanche nos dias de prova ;-)!!! Algumas provas poderão também conter exercícios adicionais (mas desafiadores): nestes casos você pode conseguir até mais de 10 em uma prova!!!
Você reprova muitos alunos? O índice de reprovação nas minhas turmas varia muito: Tipicamente entre 10% e 25%. Note que estes números incluem aqueles que desistiram antes das provas ou não fizeram todas as provas. Meu recorde de reprovação foi de 35% dos alunos. Mas recordes foram feitos para serem quebrados...
Me disseram que sua prova não é coerente com as listas.... As listas elaboradas e/ou sugeridas pelo professor são minimais: espera-se que os alunos façam mais exercícios de livros e outras fontes. A grande maioria dos tipos de exercícios das provas estarão representados nas listas, porém SEMPRE haverão questões mais originais, que exigirão uma melhor preparação.
Alguém já conseguiu um DEZ com você? Tipicamente uma ou duas pessoas por turma consegue um DEZ na média.
Me disseram que você é um cara legal... Bem, mentiram pra você.
Por que você insiste tanto que os alunos façam perguntas durante a aula? Por que a interatividade com o professor durante a aula é a parte mais essencial e interessante de todo o processo: sem isto tudo o que resta é um cara falando tediosamente durante 1 hora e quarenta minutos. Me pagam, entre outras coisas, para dar aula e não para recitar um monólogo.
Seu quadro negro é uma desgraça!! Você é muito desorganizado!!! Você comete uma porção de erros no quadro!! Absolutamente verdade!!!! Este é um outro bom motivo para que vocês fiquem atentos e participem da aula: me corrigir quando necessário (e vai ser muito necessário!!!! ).
Que tipo de pesquisa você faz? Eu trabalho em uma ârea da Matemática chamada de Sistemas Dinâmicos, uma ampla ârea da matemática que tem como uma de suas fontes a Física: se você já ouviu as expressôes sistemas caóticos, fractal, conjuntos de Julia, Mandelbrot, Feigenbaum, Ferradura de Smale, então talvez você já tenha alguma noção sobre o que eu estou me referindo: boas referências para estudantes de graduação são os livros (disponíveis na biblioteca do ICMC):
A first course in chaotic dynamical systems : theory and experiment. por Robert L. Devaney.
An introduction to chaotic dynamical systems. por Robert L. Devaney.
The fractal geometry of nature. por Benoit B. Mandelbrot (ótimas figuras!!).
Fractals everywhere. por Michael Barnsley (ótimas figuras!!).
Alguns
links sobre o tipo de sistemas
dinâmicos nos
quais estou mais interessado:
O conjunto de Mandelbrot (figuras)
Exemplos de Conjuntos de Julia.