vagas-abertas-para-curso-gratuito-da-usp-de-informatica-basica-para-idosos Notícias
Aulas começam dia 10 de abril e acontecem às terças-feiras, das 14 às 16 horas
Data da publicação: 15/03/2018

Quem tem 60 anos ou mais e deseja se aproximar do mundo dos computadores pode se inscrever em um curso gratuito de informática básica para a terceira idade. A iniciativa é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O objetivo é ensinar aos alunos conhecimentos básicos de informática, para que elas tenham independência no acesso à informação, entretenimento, cultura e lazer por meio da internet. As aulas começam no dia 10 de abril e terminam em 5 de junho, sempre às terças-feiras, das 14 às 16 horas.

Há 20 vagas disponíveis e, para se inscrever, é preciso comparecer ao Serviço de Apoio Acadêmico, que fica na sala 3-001 do ICMC, na área I do campus da USP, e funciona das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As inscrições começam no dia 19 e ficam abertas até 23 de março, ou enquanto houver vagas.

Como há uma grande demanda pelo curso, antes de ir ao Instituto fazer a inscrição, recomenda-se que os interessados se informem sobre a existência de vagas por meio do telefone (16) 3373.9146. Como forma de contribuição solitária, os alunos matriculados deverão trazer, no primeiro dia de aula, dois pacotes de aveia em flocos, que serão doados para asilos da cidade.

Coordenado pelos professores Marcelo Manzato e Ellen Barbosa, o curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). O projeto foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado: alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores. A seguir, confira o conteúdo do curso.

Conteúdo do curso

Noções básicas de hardware

• CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo
  • Periféricos: CD, DVD, pendrive, HD externo