icmc-oferece-curso-de-robotica-movel-autonoma Notícias
Evento abordará temas como sensoriamento, inteligência artificial, simulação e prática. São 100 vagas disponíveis e as inscrições vão até 12 de fevereiro.
Data da publicação: 11/01/2018

A robótica móvel está cada vez mais presente em nossa realidade
(foto: Reinaldo Mizutani)

De robôs que auxiliam na limpeza a carros sem motoristas, a robótica móvel autônoma está se tornando cada vez mais útil para a sociedade, e está cada dia mais integrada em nossa rotina. Diversas empresas do setor estão em amplo crescimento mas, no Brasil, o desenvolvimento dessa indústria ainda é relativamente pequeno.

É com esse cenário em mente que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a Escola de Robótica Móvel Autônoma (ERMA), cujo objetivo é capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos na área, explorando os tópicos de sensoriamento, inteligência artificial, simulação e desenvolvimento de aplicações práticas de robótica. Não existem pré-requisitos para participar, mas é desejável que os alunos possuam conhecimento básico de programação e computação.

A ERMA será realizada dos dias 19 a 23 de fevereiro, no ICMC. As atividades acontecerão de segunda à sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O cronograma completo pode ser acessado no site da Escola, clicando aqui.

As inscrições devem ser feitas por meio do sistema Apolo, no link icmc.usp.br/e/f1353 até o dia 12 de fevereiro, ou enquanto houver vagas. Ao todo, são 100 vagas disponíveis. O curso possui uma taxa de R$ 65,00, porém alunos que tenham algum tipo de bolsa de apoio em sua universidade e funcionários da USP podem solicitar isenção da taxa de inscrição, de acordo com a política da instituição.

Coordenado pelos professores Fernando Osório e Kalinka Castelo Branco, o curso foi idealizado por Carlos Przewodowski Filho, mestrando em Ciências de Computação no ICMC. Carlos e os demais pesquisadores são membros do Laboratório de Robótica Móvel, do Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos e do Centro de Robótica da USP São Carlos, grupos voltados para a pesquisa e desenvolvimento de robôs móveis autônomos. Os cursos e palestras serão ministrados por destacados pesquisadores da área.

Texto: Alexandre Wolf (Assessoria de Comunicação do ICMC)

Site do evento: icmc.usp.br/e/a699c
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: (16) 3373.9146