pesqal Notícias
Programação, gratuita e aberta às pessoas interessadas, acontece na USP e na UFSCar
Data da publicação: 26/09/2017

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, São Carlos recebe a visita dos professores alemães David Kollosche, da Universidade de Frankfurt, e Michel Knigge, da Universidade de Potsdam, que farão palestras e participarão de debates sobre inclusão e exclusão na educação como um todo e na educação matemática em particular.

Às 10 horas, Kollosche falará sobre a autoexclusão na educação matemática a partir de estudos empíricos. A exposição parte da constatação de como as pessoas que têm problemas com a matemática frequentemente a evitam, ou atribuem a si mesmas baixas habilidades matemáticas, em um processo que leva à autoexclusão do discurso matemático e à instalação da matemática como um instrumento incontestável de poder. A apresentação acontece no auditório Luiz Antônio Favaro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Confira o resumo.

A partir das 14 horas, a programação continua na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). A palestra de Knigge será sobre inclusão educacional em escolas da Alemanha, mas o palestrante também apresentará o Potsdam Center para a pesquisa empírica em educação inclusiva e discutirá o termo “inclusão” e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências. Veja aqui o resumo.

A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e com entrega de certificados. Haverá tradução simultânea.

O evento é organizado pela professora Renata Meneghetti, do Departamento de Matemática do ICMC, e pelo professor João dos Santos Carmo, do Departamento de Psicologia da UFSCar, com patrocínio da Universidade de Potsdam.

Seção de Eventos do ICMC