jardim-icmc Notícias
Data da publicação: 19/04/2017

Coordenador do programa de pós-graduação do ICMC destaca a qualidade de vida que os estudantes têm ao optar por estudar em São Carlos

Inscrições para o mestrado podem ser realizadas até 11 de maio; já as
inscrições para o doutorado e o doutorado direto acontecem durante todo o ano

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o ingresso no programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. No mestrado, as inscrições podem ser realizadas até dia 11 de maio, já no doutorado e no doutorado direto as inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o ano.

“Aqui na USP, em São Carlos, é possível estudar em uma universidade de alto padrão, classificada como a melhor da América Latina em vários rankings, sem abrir mão de uma ótima qualidade de vida”, destaca o coordenador do Programa, professor Adenilso Simão. Ele explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. “Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade e vir caminhando estudar ou chegar rapidamente de carro, sem precisar enfrentar os congestionamentos comuns nas metrópoles”, acrescenta o professor.

Na seleção para o mestrado, podem participar candidatos que completaram cursos de graduação e irão realizar a colação de grau até a data de matrícula. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o seguinte endereço http://pgweb.icmc.usp.br.

No mestrado, são oferecidas 38 vagas disponibilizadas de acordo com as linhas de pesquisa do programa, nas quais o futuro aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado. Confira, a seguir, essas linhas de pesquisa e o respectivo número de vagas oferecido em cada uma.

Linhas de pesquisa em ciências de computação:

• Recuperação de informações, descoberta de conhecimento e engenharia de banco de dados: 5 vagas
  • Computação gráfica, imagens e visualização: 5 vagas
  • Engenharia de software e sistemas de informação: 2 vagas
  • Inteligência artificial: 6 vagas
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente: 1 vaga
  • Sistemas embarcados e evolutivos: 1 vaga
  • Sistemas web e multimídia interativos: 6 vagas
  • Robótica móvel: 1 vaga
Linhas de pesquisa em matemática computacional:
  • Mecânica dos fluidos computacional: 6 vagas
  • Otimização: 2 vagas