areas-de-pesquisa Notícias
Data da publicação: 16/03/2017

No departamento de Matemática Aplicada e Estatística do
ICMC há
seis principais linhas de pesquisa

Se você está interessado em fazer uma iniciação científica, mas não sabe como começar nem a quem procurar, é hora de conhecer um dos programas de iniciação científica do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Realizado pelo departamento de Matemática Aplicada e Estatística, o programa oferece aos alunos de graduação a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas de introdução à pesquisa sob a orientação de um docente do departamento.

Qualquer estudante da USP em São Carlos pode participar da iniciativa. “Fazer uma iniciação científica proporciona ao aluno a consolidação do aprendizado, a integração do conhecimento e, eventualmente, ajuda na preparação para o ingresso na pós-graduação”, destaca a professora Cynthia Ferreira. Segundo ela, participar de um projeto de iniciação também possibilita o fortalecimento da relação entre alunos e professores, algo fundamental no processo de ensino e aprendizado.

Para se inscrever no programa, basta o aluno entrar em contato com um dos professores do departamento, que o docente efetuará a inscrição do estudante. Para facilitar esses contatos, os interessados podem conversar com a professora Cynthia ou com o professor Gustavo Buscaglia, chefe do departamento. Eles orientarão os estudantes quanto às áreas de pesquisa em que podem atuar bem como sobre os possíveis orientadores disponíveis, de acordo com os interesses de cada um.

A professora Cynthia explica, ainda, que não há uma quantidade pré-estabelecida de bolsas a serem oferecias aos participantes do programa, pois caberá ao aluno e a seu orientador redigir um projeto e submetê-lo a uma agência de fomento à pesquisa, tal como a FAPESP, CNPq ou Capes. “Alguns alunos acreditam que uma iniciação científica está necessariamente vinculada a uma bolsa ou a um desempenho exemplar na graduação, o que não é verdade. O aluno pode fazer sua iniciação científica sem bolsa. Nesse caso, o departamento emite um certificado para comprovar as atividades realizadas”, esclarece a professora. “O principal propósito do programa é incentivar todos os alunos a exercerem essa atividade complementar tão importante para a sua formação”, finaliza Cynthia.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Conheça as linhas de pesquisa do departamento de Matemática Aplicada e Estatística: icmc.usp.br/e/ae0a0
Conheça os professores do departamento: icmc.usp.br/e/4da37