sem-titulo-2 Notícias
Data da publicação: 17/02/2017

VAGAS ESGOTADAS

Em um dos cursos, os participantes terão oportunidade de conhecer os componentes que constituem um robô móvel e manipular um kit robótico; no outro, aprenderão noções básicas para programação de computadores

Em um dos cursos, haverá atividades práticas usando um kit robótico

Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Um deles será sobre computação e o outro sobre robótica. O público-alvo são os professores do ensino médio da rede pública, mas a participação é aberta a todos os interessados.

Os dois cursos acontecerão de 4 de março a 27 de maio, aos sábados. O curso Computação I será oferecido das 8 às 12 horas e tem como objetivo apresentar ao aluno conceitos de programação, mostrando estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP por meio deste link: icmc.usp.br/e/550ad.

Já o curso Robótica I ocorrerá das 14 às 18 horas e vai explicar como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõe, como sensores e atuadores. Os participantes também aprenderão conceitos de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico. As inscrições também devem ser efetuadas por meio do Sistema Apolo no seguinte link: icmc.usp.br/e/98852.

Em cada curso há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 1 de março ou enquanto houver vagas. “Faça sua inscrição de forma consciente. Quando uma pessoa se inscreve e não comparece às atividades, está ocupando a vaga de alguém que poderia aproveitar essa oportunidade”, lembra Maria Fernanda Marreta, secretária da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Os dois cursos estão sob a coordenação da professora Roseli Romero, do ICMC, e as aulas acontecerão na sala 6-303, no bloco 6 do Instituto, localizado no campus I da USP em São Carlos, na Avenida do Trabalhado são-carlense, 400. Os professores Fernando Osório e Kalinka Castelo Branco também contribuirão ministrando aulas. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos.

Conceitos de programação, de construção de algoritmos e de linguagens
de programação serão abordados no curso Computação I

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Inscrições para o curso Computação I:
icmc.usp.br/e/550ad
Inscrições para o curso Robótica I: icmc.usp.br/e/98852