Graduação

O objetivo principal do Programa de Tutoria do BCC é dar apoio ao aluno de graduação fora da sala de aula, em assuntos acadêmicos ou pessoais. Em termos acadêmicos, o tutor auxilia os alunos com esclarecimentos e planejamento de ações que facilitem o seu desempenho acadêmico na Universidade, orientando-os sobre a relevância das disciplinas obrigatórias, sobre formas de estudar, sobre escolhas de disciplinas optativas, sobre como lidar com situações de trancamento de disciplinas e reprovações e, nesses casos, como se recuperar e se adequar à grade do curso. A grande proximidade entre tutor e aluno também permite a orientação em termos de possíveis atividades extracurriculares (por exemplo, iniciação científica, PET, empresa júnior e outras atividades no âmbito da universidade), dentre outras. Em termos pessoais, o tutor pode oferecer orientação a respeito da futura carreira e dar apoio individual, se necessário.

Em curto prazo, acredita-se que tais ações impliquem na melhoria do aprendizado de cada um dos alunos, o que deve se refletir em número menor de evasões, melhor desempenho dos alunos nas disciplinas e melhor engajamento nas atividades institucionais. Em médio e longo prazos, espera-se ter alunos mais satisfeitos e conscientes sobre seu curso de graduação e seu andamento, e egressos empenhados em manter vínculo com o curso, com alunos e com a Universidade.

Para dar atendimento de qualidade aos grupos de alunos, são realizadas reuniões periódicas entre o tutor e o seu grupo de alunos. Nas reuniões, também se sugere a participação de alunos de iniciação científica e que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso sob orientação do tutor. Acredita-se que esses alunos possuem uma perspectiva mais próxima dos alunos novos e possam contribuir significativamente para o programa de tutoria.

É importante notar a diferença entre este programa de tutoria e no que consiste o tradicional tutor das turmas. O que está sendo apresentado visa a um acompanhamento mais próximo e individualizado para os alunos. O tutor de turma acompanha a turma como um todo, lidando com questões acadêmicas relacionadas a todo o grupo de alunos, como qualidade das disciplinas de cada semestre, a interação entre a turma e os professores das disciplinas, e possíveis situações envolvendo a grade curricular e questões relacionadas ao instituto.

 

Perfil dos Tutores

Os tutores são selecionados entre os docentes do curso de BCC, e devem ter o seguinte perfil geral:
* Ser uma pessoa envolvida com o ensino de graduação, que conhece o curso de graduação e os alunos.
* Ser uma pessoa disponível para que, quando um aluno tiver necessidade de discutir algum problema, o aluno seja recebido com rapidez.
* Estar disposto a participar das reuniões e a seguir as orientações da coordenação do curso.

As horas dedicadas por cada tutor ao Programa Tutores podem ser consideradas como horas dedicadas ao ensino de graduação, conforme Portaria GR 3150/99 [2].

 

Participação dos Alunos

A participação dos alunos nas atividades de tutoria tem sido atrelada à disciplina de Informação Profissional em Ciências da Computação, ministrada no 1o período do curso. Entretanto, outras possibilidades também podem ser exploradas.

O programa é realizado principalmente com alunos do 1o período do curso, pois este é o período em que os alunos estão mais suscetíveis a questões de adaptação a uma nova rotina e a um ambiente diferente, necessitando de mais acompanhamento e aconselhamento. Caso se mostre benéfico e necessário, o período de tutoria pode ser estendido para os demais anos do curso.

 

Estrutura do Programa de Tutoria do BCC

O Programa de Tutoria do BCC é vinculado diretamente ao SCC-ICMC-USP.

Cabe à coordenação do BCC consultar e indicar docentes para atuarem como tutores dos alunos ingressantes. Em princípio, os grupos de alunos serão formados pela coordenação do BCC. Os grupos poderão ser formados aleatoriamente ou por fatores de proximidade entre os alunos. Em princípio, cada grupo deve ter aproximadamente 10 alunos.

O grupo de tutores pode ter membros voluntários de outros departamentos. Um professor pode ser tutor de mais de um grupo de alunos, o que não altera o cômputo de até 2 horas semanais em suas horas-aula para efeito da Portaria GR 3150/99. Da mesma forma, é recomendável que cada tutor tenha um vice-tutor para os casos em que o primeiro esteja ausente. Sugere-se que cada docente faça as duas funções: seja tutor de seu grupo de alunos e também vice-tutor de outro grupo.

 

Avaliação das Atividades de Tutoria

As atividades do Programa de Tutoria do BCC serão acompanhadas e monitoradas ao longo do tempo para que todos seus participantes (alunos, tutores, supervisor, coordenação do curso e unidade) possam receber informações a respeito de participação, necessidades, problemas, expectativas e satisfação em relação ao processo como um todo.

 

Referências

[1] Projeto Político Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciências de Computação.
[2] PORTARIA GR Nº 3150, DE 22 MARÇO DE 1999. 
[3] Programa Tutores da Faculdade de Medicina da USP. 
[4] Gonçalves, M. C. N. (2011). Vivências de tutor: estudo qualitativo na abordagem da psicologia analítica. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. 
[5] Programa de Tutoria do IFSC. 

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VAGAS: 40 (28 na FUVEST + 12 no Enem-USP)
DURAÇÃO: 4 anos (notuno)
COMO SE INSCREVER NA FUVEST: carreira 765 – curso 56

 

SOBRE O CURSO

O Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados é um curso da área de ciências exatas com forte embasamento em matemática e ciências de computação. As disciplinas obrigatórias do curso trazem essa formação básica juntamente com conhecimentos gerais de estatística necessários para um profissional que ingressará no mercado de trabalho.

O curso fornecerá a você uma formação sólida, atualizada e abrangente. Com a escolha das disciplinas optativas, você tem a possibilidade de direcionar sua formação em áreas de estatística aplicada, muito procuradas no mercado de trabalho, tais como bioestatística, estatística experimental, qualidade e confiabilidade, marketing, estatística nas ciências sociais, econometria e ciências atuariais. Se você preferir optar pela carreira acadêmica para atuar em universidades e centros de pesquisa, poderá ingressar nos cursos de pós-graduação oferecidos pelo próprio ICMC.

 

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?

Uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia em todas as áreas do conhecimento é a Estatística,  que associada às habilidades computacionais inerentes à ciência de dados, contribui para a formação de um profissional que deve atuar eficazmente dentro deste novo mundo de dados. Por isso, o objetivo desse curso é levá-lo a aprender a lidar com os fenômenos aleatórios que acontecem no mundo. Disciplinas como cálculo, probabilidade, inferência estatística, estatística computacional, aprendizado de máquina e mineração de dados,  por exemplo, farão parte de sua rotina.

 

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Disputado nas empresas, na academia e no governo, você atuará nos bastidores. Irá auxiliar outros profissionais a desenvolverem sua área de atuação por meio da descrição dos dados observados e do desenvolvimento de metodologias para a tomada de decisão em cenários de incerteza. É você que pensará na amostragem eficiente e na melhor metodologia a ser aplicada em cada caso.

 

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Oferecido em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC)

VAGAS: 50 (35 na FUVEST + 15 no SiSU/ENEM)
DURAÇÃO: 4 anos (notuno)
COMO SE INSCREVER NA FUVEST: carreira 710 – curso 3

 

SOBRE O CURSO

O curso acontece em período noturno e, diferente dos programas de bacharelado, tem em seu currículo diversas disciplinas de conteúdo pedagógico. O quadro docente abriga professores com formação e pós-graduação em áreas ligadas à educação. O curso de licenciatura também se diferencia dos programas de graduação em pedagogia, pois não forma alfabetizadores e sim professores de áreas específicas.

Você poderá optar pela habilitação em física, matemática e química, que correspondem a disciplinas do ensino médio, além de receber conhecimentos em biologia, para a habilitação na disciplina de ciências do ensino fundamental. Com isso, é oferecida uma formação integral e fortemente interdisciplinar em torno das ciências exatas e da natureza, o que amplia suas possibilidades de atuação como futuro professor.

 

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?

Disciplinas como matemática, física, química e biologia estarão presentes durante toda a sua graduação. Mas como o curso é voltado para a formação de professores, você terá também disciplinas como pedagogia e didática. No quarto semestre, você deverá optar por uma das três habilitações: matemática, fsica ou química. Se quiser se formar em mais de uma habilitação, basta reingressar no curso e, após um ano, você sairá com outra habilitação.

 

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Será um professor: você estará apto a dar aulas de ciências para o ensino fundamental e, de acordo com a habilitação que escolher - matemática, física ou química - para o ensino médio. Se quiser optar por outros caminhos, poderá trabalhar em instituições de ensino superior, museus e centros de ciências.

 

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VAGAS: 20 (14 na FUVEST + 6 no Enem-USP)
DURAÇÃO: 4 anos (integral)
COMO SE INSCREVER NA FUVEST: carreira 765 – curso 54

 

SOBRE O CURSO

Na dúvida entre matemática e computação? Você não precisa optar, é possível fazer os dois, basta escolher o curso Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica. Essa graduação da área de ciências exatas é focada na aplicação de técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na resolução de problemas de diferentes áreas, tais como engenharia, medicina, agricultura, estatística, finanças, entre outras.

 

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?

As disciplinas obrigatórias do curso proporcionam uma base em matemática e programação de computadores, com matérias como cálculo, física, computação gráfica e programação orientada a objetos. Já as disciplinas específicas foram concebidas para capacitar o aluno na modelagem, simulação, análise estatística, e/ou otimização de problemas aplicados.

Ingressando nesse curso, você pode escolher uma formação equilibrada ou se especializar mais escolhendo uma dessas quatro ênfases: otimização, mecânica dos fluidos computacional, estatística ou ciência de dados.

 

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

O resultado dessa combinação é que você estará apto a resolver problemas concretos do mundo real empregando ou criando modelos matemáticos, utilizando o computador como uma ferramenta de trabalho. Isso significa que você poderá atuar em qualquer lugar, isso mesmo, qualquer lugar: na indústria, em empresas de software, em bancos e financeiras ou em centros de pesquisa público e privados. O que você fará nesses lugares será transformar os problemas ali enfrentados em modelos matemáticos e então resolvê-los.

 

 

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