Palestras e Seminários

sala de aula 5-103

Palestrante: Everton Cavalcante

Salvar atividade no Google Calendar

Arquiteturas de software exercem um papel significativo no desenvolvimento de sistemas intensivos de software a fim de permitir satisfazer tanto requisitos funcionais quanto não- funcionais. Em particular, arquiteturas de software dinâmicas têm surgido para endereçar características dos sistemas contemporâneos que operam em ambientes dinâmicos e consequentemente sujeitos a mudanças em tempo de execução. Linguagens de descrição arquitetural (ADLs) são utilizadas para representar arquiteturas de software, produzindo modelos que podem ser utilizados tanto em tempo de projeto quanto em tempo de execução. Contudo, a maioria das ADLs existentes possui limitações em diversos aspectos relacionados aos pontos de vista que devem ser endereçados, à verificação de propriedades arquiteturais e restrições e ao relacionamento dessas descrições arquiteturais com sua consequente implementação e execução. Esta palestra apresentará alguns conceitos fundamentais relacionados a arquiteturas de software dinâmicas e também uma abordagem formal de suporte à descrição, refinamento e verificação de propriedades nessa classe de arquiteturas de software. Mais ainda, serão discutidas algumas perspectivas de pesquisa nessa área com enfoque especial em sistemas-de-sistemas, uma classe emergente de sistemas complexos que possui como característica fundamental a dinamicidade de suas arquiteturas.

Short bio:
Everton Cavalcante é professor adjunto do Departamento de Informática e Matemática (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN, Brasil. É Doutor em Informática pela Université Bretagne Sud, França (2016), Doutor em Ciência da Computação (2016), Mestre em Sistemas e Computação (2012) e Bacharel em Ciência da Computação (2010) pela UFRN. Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em arquitetura de software e sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: middleware, Computação em Nuvem, Computação Ubíqua, Internet das Coisas, cidades inteligentes, reconfiguração dinâmica de software, linguagens de descrição arquitetural e sistemas de sistemas. É membro da Association for Computer Machinery (ACM) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nesta última atuando como Secretário Regional no Rio Grande do Norte. Integra também o SETE – Software Engineering Team, Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, onde é coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia de Software e vice-coordenador da Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica (Pós-Graduação Lato Sensu) em parceria com a Justiça Federal no Rio Grande do Norte.